Pensando nas várias mudanças que ocorreram em minha vida após a gastroplastia, algumas me chamaram à atenção, por serem coisinhas corriqueiras do cotidiano.
Antes de operar, eu nunca me sentava para fazer minhas refeições, comia de pé, na frente da TV, usando o computador, comia até em prestações, ou seja, fazia outras coisas entre uma garfada e outra… Nunca tirei um tempo exclusivo para me alimentar, aliás, eu não me alimentava, eu comia!! Como já disse aqui, tem muita diferença!!
Hoje não!! Hoje me sento, sirvo meu prato com carinho e cuidado, brinco com as cores…
Mastigo muito bem cada alimento contido ali, saboreando, sentindo realmente o sabor, a textura…
Antes não existia alimento que eu não gostasse, engolia inteiro, nem sentia o sabor!!!
Hoje sei exatamente os que mais agradam meu paladar…
Se ia ao centro da cidade, passava em uma lanchonete e pedia logo seis pastéis embrulhados para viagem, e rua afora, ia devorando todos eles. Normalmente, acabava com todos, antes mesmo de chegar ao ponto de ônibus.
Continuo gostando de pastéis, mas agora, peço somente um e acompanhado de um copo de suco natural.
Me sento e tranquilamente faço meu lanche. Na maioria das vezes sobra!!!
Antes eu me premiava quando achava que merecia.
Se tirava uma boa nota na faculdade, me dava uma caixa de bombons, se batia meta na empresa, saía para um rodízio de massas… Tudo girava em torno de comida…
Hoje, ainda aprecio comprar um mimo para agradar meu ego, porém, me presenteio com roupas, sapatos, acessórios, livros, não vivo mais me entupindo de comida… Não engulo mais meus sentimentos…
Aprendi a separar bem as coisas…
Porque estou dizendo isso?? Por saber, mas só hoje, que estes hábitos não saudáveis, contribuem muito  a favor da obesidade.
As vezes, as pequenas mudanças fazem muita diferença, precisamos identificar onde devemos empregá-las!
Beijo grande e uma excelente semana a todos!!!

34 COMENTÁRIOS

  1. Que linda q vc está querida amiga!
    Com um corpaço de dançarina d tv..hehe
    sobre os pastéis..ai ai nem fala..mais oq disse é bem assim msmo..eu tb me premiava c a comida..mais a gente tem q entender isso msmo q ce explicou..q nem td eh comida..e q temos q nos amar ne!..em primeiro lugar sempre!
    sobre esse nao sentir o gosto da comida antes..eh verdade..lendo seu post refleti sobre mtas coisas..e como compulsão alimentar eh trist..e eh dificil nao encontrar 1 q nao tenha sofrido dest mal..trist..maia tem q ter força d vontad e fé..
    to nessa..
    bjs e bom finzinho d domingo !

  2. Aii Lu querida, as vezes parece que seus posts foram escritos diretamente pra mim hehehe, hoje mesmo tava pensando se eu NUNCA MAIS ia poder comer pastel (também adoro!!), e também ia te perguntar se vc tomava suco enquanto comia?? E olha que incrível vc respondeu tudo nesse post hehehe, sem contar nessas dicas, suas dicas são preciosíssimas, estou anotando-as mentalmente pra poder por em prática quando eu parar de beber e começar a comer hehehe, beijinhos e muito obrigada por compartilhar com a gente suas dicas e experiências…

  3. que Gatinha!! está linda nas fotos.. e na foto nova do perfil então…. hehehe verdade, eu ainda como no pc, na tv, em pé, fazendo outras coisas. ainda preciso aprender muitas coisas. bjão

  4. Flor.. vc está cada dia mais linda.. ´

    E realmente.. cada passo novo que resolvemos dar a nosso favor.. vale a pena.. mas sempre com cuidado… para que possamos atingir nosso objetivo.. a luta é diária.. e vamos que vamos..

    Mil beijos!!!

  5. Nossa amiga vc ta tao linda, da pra ver a felicidade nos seus sorrisos, percebe-se muita mudança ao ver suas fotos de antes…adoro passar aki pq eu me animo com isso…boa semana bjaoooo

  6. Oi minha linda,

    é bem isso, o problema é cultural mesmo, tudo é motivo para comemorar com comida, o nome já diz come morar…
    Mas são essas pequenas mudanças que fazem todo o sentido num processo de RA. Obrigada por compartilhar mais uma reflexão de sua experiência, isso nos fortalece.

    Boa semana!

  7. Oi Lu
    Sabe que eu leio muito e lendo o Pense Magro isto foi uma coisa que eu aprendi… comer com calma, saborear os alimentos. Eu fazia igualzinho a vc, ía comendo na rua, no carro, em qualquer lugar. Do que vc citou, a única coisa que eu não fazia era comer 6 pasteis hehehe e comer a prestação pq de resto eu ERA igualzinha. Graças a Deus aprendi o grande erro e as consequencias que estes mal hábitos nos causam.
    Eu tbem continuo me presentando de vez em quanto, único problema é que os presentes que me dou agora custam muito mais caro que uma caixa de bombom ou uma pacote de fandangos (amooooooooooo fandangos, ou melhor, amava hehehe)
    Beijos

  8. Lu, fui olhar agora e minha meta são 26,9 kg… sabe como é, estes 900 gr fazem toda a diferença hehehe. E depois quero fazer uma abdominoplastia (por cauda da gravidez que deixou ela com uma pochete)
    Mas sabe que para quem tem que emagrecer quase 30 kg eu tbem não tenho muita celulite não? olha, conheço gente muuuuito mais magra que tem muuuuito mais celulite, mas como adooooro um creminho, não resisti e comprei hehehe

    Beijos

  9. tu sabes que lendo o teu post, lembrei deu um livro "porque as francesas são magras" uma coisa assim, não lembro direito do livro, mas eu achei interessante a abordagem do assunto, no livro fala pra gente sentar e sentir a comida, saciar, mastigar e mastigar, descansar o garfo, sentir o gosto da comida, o aroma, demorar mesmo pra comer e não comer rapido….pois é né tudo que comemoração vira em torno de comida…temos que mudar a mente em relação a isso, parabens querida…ta linda nas fotos, tem que se mostrar mesmo

    beijocas!

  10. Oi Lu!! Amei a foto do seu perfil..está linda!! E que sorriso bonito é esse? Amiga está transmitindo felicidades à mil!!
    Estou com problema no notebook, perdi todo meu material de trabalho e estou tendo dificuldade de postar e acessar o blog(já estou com saudades dele e espero que tudo possa se resolver logo. Bjs.Sandra

  11. Lu, minha flor, esse post me deixou a pensar: porque a comida é tão confortável em alguns casos e porque funciona como válvula de escape em outros? Ainda ando alimentando-me durante a semana e comendo nos finais de semana! bjs

  12. Oi Lu! 🙂
    Obrigado pela visita ao meu bloguito! Sei lá porque seu comentário caiu na caixa de spam e sem querer eu apaguei, mil desculpas!
    Você está certíssima, muitas vezes as mudanças são pequenas coisas que podemos mudar na nossa rotina! Fico feliz que você tenha incorporado de evz os bons hábitos! É uma vitória e tanto!!! 🙂
    (Eu também adoro pastel!!! hehehe)
    Beijocas e ótima semana! 🙂
    Carla Pancha

  13. Oi Lu minha querida!
    Estou passando para agradecer a sua oração e a do João com certeza chegaram até à mim, pois a cirurgia foi um sucesso e a recuperação super tranquila graças à Deus!
    Obrigada pela sua amizade fiel e linda,
    Vc tem e-mail ou face?
    beijos
    Val sleevada

  14. Lú…eu também comia..hj me alimento. Tento pelo menos fazer isso conscientemente!!!!!

    Que pena que o encontrão não é em Minas, ou q vc não tenha como ir a sampa….pena mesmo!

    Beijo grande querida!!!! Obrigada pelo carinho!

  15. Post perfeito!!! A gente tem essa coisa de comer por todos os motivos. Seja pq tá feliz, seja pq tá triste, seja pq ganhou, seja pq perdeu! A vida vai mto além da comida mas a gente se esconde nela, né? Tb naum quero mais ser assim! Já cansei de devorar bombons antes mesmo de chegar em casa!! CHEGA MESMO!

  16. Oi Lu

    Concordo contigo, em relação aos pequenos maus habitos, mas tem como utiliza-los ao nosso beneficio, eu ja uso o note para me ajudar a comer devagar digo devagar mesmo, pq eu parei um dia para ver em quanto tempo eu levava para comer no inicio da cirugia e agora e vi q leava menos de 30 min e usando o note como em 35 a 40 min ou seja dou uma garfada, saboreio a comida, mastigo devagar e coloco os talheres para descansar, neste intervalo q uso o note kkkkk deu para entender e retirei qq liquido, para mim é assim ou eu bebo ou eu como se fizer os dois passo mal ate hj.
    Confesso que eu nunca tive o prazer d comer sabe, nao si ate hj pq era tao gorda , mas enfim passado ne rs

    vlw pela força

  17. LU…PASSANDO PARA TE DESEJAR UM LINDO DIA…NADA COMO IRMOS CORRIGINDO O NOSSO PERCURSO E MUDANDO GRADATIVAMENTE NOSSOS VELHOS HÁBITOS!!AMEI O POST!!
    BJUSSSSS MINHA LINDA…ADOREI SUAS FOTINHOS NA MOTINHO DO POST ANTERIOR…LINDAAAAAAAA

  18. Lu minha amigona esse post me levou a pensar e ver porque muitas vezes me sinto confortada pela comida, profundo isso. Acabei de te ligar, se achar um número desconhecido foi o meu, mais tarde eu tento denovo, um mega beijo em vc queridona.

  19. Olá!
    Demorei mas apareci né?rs
    Olha, você disse tudo nesse post Lu.
    Todos nós precisamos aprender a parar de envolver comida em tudo.
    Comida é coisa séria, tem a função de fornecer energia para o corpo funcionar, mas acabou virando brincadeira, passatempo, terapeuta e companhia.
    Isso precisa mudar.
    Fico feliz que tenha alcançado essa maturidade e se livrado desses maus hábitos tão nocivos.
    E obrigada por abrir os nosso olhos viu?
    Beijo enorrrme!

  20. Lu minha amada amiga, voltei!!! E quero muito te agradecer pelas palavras de apoio, enquanto estava longe… foram muito importantes pra mim! Obrigada de todo o meu coração!!! Vc é um amigona!!! Tenho um carinho muito especial por vc!! Muito mesmo!!!

    Seu post é muito verdadeiro, pequenas mudanças fazem grandes diferenças… Tenho(estou tentando me livrar) um péssimo hábito de comer vendo tv, é ruim, pois nem percebo o quanto estou comendo… odeio comer sozinha e me iludo que a tv faz companhia (coisa de doida! rs).

    Um abração de ursa bem apertado!

    http://alutadeduduchacontinua.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui